Lidar com jornalistas é uma missão delicada e sensível; exige a máxima habilidade para o resultado ser satisfatório
Olá.
Uma das tarefas mais comuns de quem trabalha com cultura é o relacionamento com a imprensa. Artistas e criadores trabalham para obter a maior audiência possível. Para isso, relacionar-se com a imprensa é uma tarefa importante. Lidar com jornalistas, porém, é uma missão delicada e sensível, exigindo a máxima habilidade de quem quer ser artista.
O resultado de um processo criativo é demorado e depende, óbvia e exclusivamente, da criatividade. Sucesso ou fracasso depende da capacidade de atrair a atenção do público.
Para isso, é preciso uma série de ações para que as pessoas saibam o que está você está fazendo. Quando a divulgação funciona, as pessoas passam a conhecer seu trabalho. E quanto mais pessoas, mais sucesso seu produto tem.
E quanto mais sucesso, mais atenção da imprensa. A imprensa é uma "entidade" que é adorada por uns e odiada por outros - as razões são as mais variadas possíveis, mas o fato é que não se fica indiferente à imprensa.
Lidar com a imprensa, porém, requer tempo, dinheiro (talvez não tanto quanto se imagina) e dedicação. Mas entender como a imprensa funciona é importante porque ela pode ser um aliado nos momentos em que a divulgação precisa de uma forcinha extra.
Um artista deve ter boas relações com a imprensa por algumas razões:
- em algum momento terá que divulgar seu trabalho e a imprensa pode ser a forma mais direta de chegar a seu público, a um custo muito baixo em comparação com outras mídias.
- comunicação é poder - e quem consegue mais mídia tem mais poder. Seja poder de barganha, seja poder de atração, seja poder de influência, muita exposição influi em qualquer decisão ligada a quem detém esse "poder".
- numa crise de imagem, a imprensa é um relevante canal de comunicação com seu público, pois por ela pode-se dar sua versão dos fatos, explicar aspectos não esclarecidos, retratar-se, medir a aceitação ou rejeição do público.
Quando pensamos no resultado do trabalho de um artista, a divulgação é peça-chave. É impossível uma exposição, um DVD, um filme, uma turnê teatral etc serem conhecidos sem um bom trabalho de divulgação. Mas mais importante do que apenas divulgar um release é saber com quem falar, sobre o quê e em que momento.
Jornalistas dependem da notícia. Entender como funciona a imprensa e saber usá-la a seu favor não significa ser um aproveitador ou oportunista, mas sim, estabelecer uma estratégia de comunicação capaz de garantir retornos interessantes nos momentos de divulgação.
Quando pensamos no resultado do trabalho de um artista, a divulgação é peça-chave. É impossível uma exposição, um DVD, um filme, uma turnê teatral etc serem conhecidos sem um bom trabalho de divulgação. Mas mais importante do que apenas divulgar um release é saber com quem falar, sobre o quê e em que momento.
Jornalistas dependem da notícia. Entender como funciona a imprensa e saber usá-la a seu favor não significa ser um aproveitador ou oportunista, mas sim, estabelecer uma estratégia de comunicação capaz de garantir retornos interessantes nos momentos de divulgação.
Voltarei a tratar do tema em outros posts. Acompanhe o blog e esteja atualizado.
Até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário