domingo, 25 de janeiro de 2015

A importância do relacionamento com a imprensa (1)

 Lidar com jornalistas é uma missão delicada e sensível; exige a máxima habilidade para o resultado ser satisfatório



Olá. 

Uma das tarefas mais comuns de quem trabalha com cultura é o relacionamento com a imprensa. Artistas e criadores trabalham para obter a maior audiência possível. Para isso, relacionar-se com a imprensa é uma tarefa importante. Lidar com jornalistas, porém, é uma missão delicada e sensível, exigindo a máxima habilidade de quem quer ser artista.

O resultado de um processo criativo é demorado e depende, óbvia e exclusivamente, da criatividade. Sucesso ou fracasso depende da capacidade de atrair a atenção do público.

Para isso, é preciso uma série de ações para que as pessoas saibam o que está você está fazendo. Quando a divulgação funciona, as pessoas passam a conhecer seu trabalho. E quanto mais pessoas, mais sucesso seu produto tem.

E quanto mais sucesso, mais atenção da imprensa. A imprensa é uma "entidade" que é adorada por uns e odiada por outros - as razões são as mais variadas possíveis, mas o fato é que não se fica indiferente à imprensa.

Lidar com a imprensa, porém, requer tempo, dinheiro (talvez não tanto quanto se imagina) e dedicação. Mas entender como a imprensa funciona é importante porque ela pode ser um aliado nos momentos em que a divulgação precisa de uma forcinha extra. 

Continue lendo




Um artista deve ter boas relações com a imprensa por algumas razões:

- em algum momento terá que divulgar seu trabalho e a imprensa pode ser a forma mais direta de chegar a seu público, a um custo muito baixo em comparação com outras mídias.

- comunicação é poder - e quem consegue mais mídia tem mais poder. Seja poder de barganha, seja poder de atração, seja poder de influência, muita exposição influi em qualquer decisão ligada a quem detém esse "poder".

- numa crise de imagem, a imprensa é um relevante canal de comunicação com seu público, pois por ela pode-se dar sua versão dos fatos, explicar aspectos não esclarecidos, retratar-se, medir a aceitação ou rejeição do público.

Quando pensamos no resultado do trabalho de um artista, a divulgação é peça-chave. É impossível uma exposição, um DVD, um filme, uma turnê teatral etc serem conhecidos sem um bom trabalho de divulgação. Mas mais importante do que apenas divulgar um release é saber com quem falar, sobre o quê e em que momento.

Jornalistas dependem da notícia. Entender como funciona a imprensa e saber usá-la a seu favor não significa ser um aproveitador ou oportunista, mas sim, estabelecer uma estratégia de comunicação capaz de garantir retornos interessantes nos momentos de divulgação.

Voltarei a tratar do tema em outros posts. Acompanhe o blog e esteja atualizado.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...